Siga no Twitter!!
Perguntas Frequentes

1 - Farmácias de Manipulação só fazem medicamentos dermatológicos e fórmulas de emagrecimento?

De forma alguma. As farmácias de manipulação estão aptas a atender prescrições de todas as especialidades médicas, tais como: ginecologia, geriatria, psiquiatria, neurologia, pediatria, etc.

2 - Medicamentos manipulados podem ser emprestados?

Não! Por serem produzidos com base em fórmulas personalizadas, ou seja, prescritas para atender a casos específicos, os medicamentos manipulados não devem ser emprestados.

3 - Quais precauções devem ser adotadas durante o uso do medicamento?

Em primeiro lugar, siga corretamente a posologia indicada pelo médico, transcrita no rótulo e/ou na receita. Em caso de dúvidas, gravidez, uso de outros medicamentos, efeitos colaterais ou sintomas inesperados, consulte sempre seu médico.

4 - Quais os cuidados a serem tomados com o medicamento?

  • Lave e seque bem as mãos antes de usá-lo;
  • Não retire o sachê ou cápsula com sílica anti-umidade da embalagem;
  • Evite tomá-lo no escuro, o que pode acarretar erros de dosagem ou mesmo a troca de produtos;
  • Sempre feche a embalagem após o uso;
  • Mantenha-o fora do alcance de crianças;
  • Conserve-o em lugar fresco e ao abrigo da luz.

5 - Devem ser adotadas precauções especiais para produtos controlados de uso interno?

Sim. Durante o uso dos produtos controlados, identificados por tarja ou etiqueta preta ou vermelha na embalagem, não ingira bebidas alcoólicas e redobre o cuidado ao dirigir e/ou operar máquinas. Além disso, procure manipular o medicamento no prazo de 30 dias após a emissão da receita. Após a data, a receita contendo produtos controlados perde sua validade.

6 - Manipulo meu medicamento com frequência e percebo que nem sempre a cor das cápsulas é a mesma. Isso tem algum significado?

A cor da cápsula é uma opção da farmácia e não interfere na qualidade do medicamento.

7 - As farmácias com manipulação são iguais às homeopáticas?

Farmácia é o estabelecimento que produz o MEDICAMENTO MANIPULADO, podendo ser ALOPÁTICO ou HOMEOPÁTICO. A diferença é o tipo de tratamento. Para saber mais, clique aqui e veja artigo sobre as diferenças entre Alopatia e Homeopatia.

8 - Que tipo de matéria-prima é utilizada pelas farmácias de manipulação?

As matérias-primas utilizadas nas farmácias são produzidas de acordo com metodologias oficiais e padrões oficialmente reconhecidos, sejam elas para utilização na indústria ou nas farmácias. Consulte a área de Links Interessantes para maiores informações.

9 - Se eu tiver alguma dúvida sobre o medicamento manipulado, a quem devo recorrer?

Ao Farmacêutico. Ele é o profissional habilitado para prestar-lhe assistência farmacêutica e dar-lhe a orientação correta.

10 - Eu posso guardar os medicamentos na geladeira?

Guarde na geladeira somente quando for recomendado pela farmácia e/ou farmacêutico. Haverá uma indicação na embalagem do produto quanto à necessidade de conservação em geladeira. Caso não houver, siga as orientações de conservação de quaisquer medicamentos.

11 - Qual o prazo para a entrega do medicamento?

O prazo para a entrega do medicamento oscila entre 24 e 36 horas, conforme a complexidade de sua formulação, salvo nos casos em que o médico precisa ser consultado pelo laboratório, fato que pode acarretar um eventual atraso.

12 - É normal o medicamento apresentar variações em sua coloração?

Sim. Fórmulas dermatológicas que utilizam princípios ativos de origem vegetal, como as tinturas, podem ter sua coloração e consistência alteradas, conforme a época de colheita das ervas. Diferentes lotes de matérias primas podem apresentar certas variações de coloração e densidade, porém isso não compromete o desempenho do medicamento.

13 - O tamanho das cápsulas pode variar?

Sim. O tamanho das cápsulas gelatinosas também pode variar de acordo com o procedimento utilizado em sua produção, o lote e o fornecedor das matérias primas, o que não interfere na atividade farmacológica.

14 - É comum as cápsulas apresentarem odores fortes?

Sim. Algumas matérias-primas têm, por natureza, um odor forte, que pode perdurar após o processo de manipulação. Nossos profissionais fornecerão orientações no momento do pedido quando a formulação contiver substâncias com odores fortes.

15 - Por que, algumas vezes, o produto não ocupa a totalidade do frasco?

Nem sempre o produto ocupa a totalidade do frasco, porque o peso ou volume dos medicamentos manipulados corresponde ao que está discriminado no rótulo e prescrito na receita, independentemente da capacidade máxima de suas embalagens.

16 - As fórmulas podem ser repetidas após o tratamento?

É conveniente consultar o médico antes de repetir as fórmulas, pois muitos produtos não devem ser administrados por períodos prolongados. Além disso, fórmulas com substâncias controladas necessitam de novas receitas e/ou notificações para serem aviadas.


Caso suas dúvidas não estejam nessa lista, entre em contato para que prontamente nossos profissionais farmacêuticos possam esclarecer quaisquer questionamentos.

Twitter - Precisão Farmácia de Manipulação Facebook - Precisão Farmácia de Manipulação LinkedIn - Precisão Farmácia de Manipulação Orkut - Precisão Farmácia de Manipulação Kekanto - Precisão Farmácia de Manipulação Curitiba Flickr - Precisão Farmácia de Manipulação YouTube - Precisão Farmácia de Manipulacão Four Square - Precisão Farmácia de Manipulação. RSS Feed - Precisão Farmácia de Manipulação.



© Precisão Farmácia de Manipulação. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento de sites Curitiba | Criação de sites Curitiba | Construção de sites Curitiba | Web Design em Curitiba | Montagem de sites em Curitiba